Energia Solar deve crescer no Brasil

O Brasil possui uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo. Embora seja um país com muito potencial de energia solar, o maior responsável por essa matriz limpa ainda é o setor hidrelétrico.

matriz eletrica brasileira 2014 mundodaenergia

Fonte: Balanço Energético Nacional 2015, ano-base 2014 (link)

 

Capacidade Atual de Geração do Brasil

De acordo com o site da ANEEL (acessado em 05/06/2016), o Brasil possui uma capacidade de potência instalada de 143.934.474 kW. A Energia solar representa apenas 0,02% (22.952kW) da capacidade, enquanto a hidrelétrica 61,2%.

painel solar mundodaenergia

 

Potencial de Energia Solar no Brasil

O Brasil possui grande potencial para energia solar, principalmente no Nordeste onde há maior valor de irradiação solar global dentre as regiões do Brasil. 

potencial energia solar mundodaenergia

Atualmente há 82 empreendimentos de Central Geradora de Energia Solar com construção ainda não iniciada. Isso representa o acréscimo de mais 2.326.117kW de potência instalada.

Em 2018, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar, já considerando a expansão dos outros países. O Plano Decenal de expansão de Energia (PDE 2024) estima que a capacidade instalada de geração solar chegue a 8.300MW em 2024, sendo 7000MW geração descentralizada e 1300MW de Geração Distribuída (GD).

 

Incentivos

Para estimular a geração de energia pelos próprios consumidores, o Ministério de Minas e Energia lançou em Dezembro de 2015 o Programa de Geração Distribuída (ProGD). Esse programa prevê algumas ações e medidas (já em curso) como:

  • Modernização da REN 482/12 (já atualizada)
  • Estímulos fiscais (entre eles a isenção do ICMS e PIS/COFINS da energia gerada)
  • Estudo de GD em escolas federais, universidades e hospitais.

 

Em breve vou fazer um post mais detalhado sobre o potencial de energia solar no Brasil (e como saber o potencial da sua cidade). Para não perder nada é só seguir a página Mundo da Energia no Facebook! Sempre aviso lá quando tem novos posts!

Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *