Materiais recicláveis geram descontos na conta de luz

Sempre buscamos uma forma de reduzir o valor da conta de energia, seja substituindo lâmpadas, diminuindo o consumo ou até instalando novas fontes de energia, como a solar. O que muita gente não sabe é que algumas distribuidoras de energia dão descontos na conta de luz em troca de materiais recicláveis.

descontos na conta de luz_mundodaenergia

Como funcionam os descontos na conta de luz?

Cada distribuidora tem uma regra, mas no geral você troca seu material reciclável por um desconto em Reais (R$) direto na conta de luz. Cada material tem um preço por kg (o preço de 1 kg de vidro é diferente de 1 kg de latinha de alumínio) e não há limite para a quantidade de material, a conta de luz pode chegar a zero.

 

Distribuidoras

Light (Rio de Janeiro)

Light-Recicla_mundodaenergia

A Light possui a campanha Light Recicla. Há diversos pontos de coleta, chamados de Ecoponto, espalhados pela cidade em dias pré-definidos. Além dos materiais recicláveis, os Ecopontos também coletam óleo de cozinha usado.

Para saber mais: LIGHT RECICLA 

 

Ampla (Rio de Janeiro)

ecoampla_mundodaenergia

A Ampla possui o programa EcoAmpla. Há pontos de coleta fixos e itinerantes, chamados de Econdomínios, que realiza coleta em condomínios, além de dar orientações de como separar e armazenar.

Para saber mais: ECOAMPLA

 

AES Eletropaulo (São Paulo) e AES Sul (Rio Grande do Sul)

AES Brasil MundodaEnergia

A AES possui o programa Recicle Mais, Pague Menos para os clientes residenciais que entregam materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e embalagens TetraPak) nos pontos de coleta espalhados pela área de concessão da AES Eletropaulo e AES Sul. Em São Paulo há pontos de coleta até em Shoppings e Estações de Metrô.

Para saber mais: RECICLE MAIS, PAGUE MENOS

 

Celpe (Pernambuco )

celpe_mundodaenergia

A Celpe possui o programa Vale Luz que troca resíduos recicláveis por descontos na conta de luz.

Saiba mais: Vale Luz Celpe

 

Cemar (Maranhão)

Ecocemar_mundodaenergia

A Cemar possui o programa Ecocemar, que além de receber resíduos recicláveis, ainda recebe óleo de cozinha e lixo eletrônico.

Saiba mais: Ecocemar

 

Coelce (Ceará)

ecoelce_mundodaenergia

O Ecoelce é o programa da Coelce que coleta materiais recicláveis em postos fixos, móveis e há também a opção de auto-atendimento.

Além disso a Ecoelce aceita o descarte de extintores, pilhas e doações de potes de vidros com tampas plásticas que ajudam o armazenamento de leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin. Estes materiais não geram bônus na conta de luz, mas é uma excelente iniciativa ambiental e social.

Saiba mais: Ecoelce

 

Cosern (Rio Grande do Norte)

cosern_mundodaenergia

O programa Vale Luz Cosern oferece desconto na conta de energia em troca de materiais recicláveis para moradores da comunidade de baixa renda.

Saiba mais: Vale Luz Cosern

 

Coelba (Bahia)

coelba_mundodaenergia

O Vale Luz é um projeto itinerante da Coelba que prevê a troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia em comunidades populares.

Saiba mais: Vale Luz Coelba

 

Essa é uma iniciativa muito importante por parte das distribuidoras de energia, pois além de fornecer o benefício de um desconto para o consumidor, ainda fornece uma opção de descarte do lixo, que é um benefício para toda a sociedade e para a natureza. 

Sua distribuidora tem esse tipo de programa? Já conseguiu seu bônus?

Da próxima vez que jogar o lixo fora, lembre-se que todo esse lixo pode valer dinheiro!

 

Se a sua distribuidora tem esse programa e não apareceu nessa lista, deixe aqui nos comentários!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *