Energia Eólica no Brasil

Histórico

1992

A energia eólica no Brasil começou em 1992. O primeiro aerogerador do Brasil (75kW) foi instalado em Fernando de Noronha (Pernambuco). O projeto foi realizado pelo Grupo de Energia Eólica da UFPE-Universidade Federal de Pernambuco, com financiamento do Folkcenter, um instituto de pesquisa Dinamarquês, em parceria com a CELPE-Companhia Energética de Pernambuco.

primeira turbina eólica_mundodaenergia

Imagem: Primeira turbina eólica de Fernando de Noronha: 2000. Fonte: ANEEL

2001

Durante a crise de energia de 2001, foi lançado um plano emergencial para incentivar a construção de novos empreendimentos eólicos, chamado de PROEOLICA-Programa Emergencial de Energia Eólica (link). Esse plano tinha como meta a contratação de 1050MW de projetos eólicos até 2003. No entanto, esse programa não obteve bons resultados e foi substituído pelo PROINFA-Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica que incentiva fontes renováveis, como eólica, pequenas centrais hidrelétricas e biomassa . Com esse plano o PROINFA abriu espaço para a indústria de componentes e turbinas Eólicas no Brasil.

2009

Em 2009 aconteceu o Segundo Leilão de Energia Reserva (2ºLER), que foi o primeiro leilão de energia exclusivo para a comercialização da energia eólica no Brasil. O sucesso do 2ºLER, com contratação de 1,8GW de potência, abriu espaço para outros leilões. 

2010

Em agosto de 2010 foram realizados o 3ºLER e o Leilão de Fontes Alternativas (LFA) onde foram contratados 2GW de fonte eólica. Nesses leilões eram contempladas outras fontes de energias renováveis, não apenas Eólica. 

2011

Três leilões em 2011:  o 4º LER, o A-3 e o A-5. A eólica teve grande destaque com o total de 2,9GW.

2012

Em dezembro de 2012 ocorreu o leilão A-5, que contratou 281,9MW (eólica). (Fonte EPE). Como resultado do PROINFA, em 2012 o Brasil já possuía 108 parques eólicos com o total de 2,5 GW de capacidade instalada.

Energia Eólica no Brasil-HOJE

Atualmente a matriz elétrica brasileira possui uma capacidade instalada de 9,41GW de potência de energia eólica. Isso representa 6% de toda energia gerada.

energia eolica no brasil maio2016_mundodaenergia

Imagem: Portal ABEEólica. Acessado em Maio/2016. (fonte)

Foi realizado, dia 29 de abril, o leilão A-5/2016, que previa a contratação de energia a partir de fontes hidrelétrica, eólica e termelétrica, com início em 1º de janeiro de 2021, no entanto, como a demanda apresentada foi muito baixa (200MW) não houve participação da energia eólica, ficando 58% para as hídricas, 40,4% para biomassa e 1,6% para gás.*

Perspectivas

A previsão para o final de 2017 indica 8,7 GW de energia eólica em operação na matriz elétrica brasileira, sendo 9,51GW de capacidade instalada e 379 usinas instaladas no Brasil.*

futuro da energia eólica no brasil_mundodaenergia

Imagem: GE Reports Brasil (fonte)

O Brasil possui grande potencial de geração e muito pouco foi explorado. A tendência é que a energia eólica no Brasil continue crescendo nos próximos anos. Espera-se que haja mais investimentos e incentivos políticos e financeiros.

*Fonte: Portal ABEEólica

.

Quer saber mais sobre Energia Eólica? Deixe suas dúvidas e comentários aqui e me segue lá nas redes sociais Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *