O que é Geração Distribuída?

Hoje em dia falamos muito sobre as vantagens da Geração Distribuída no setor elétrico, mas o que é e quais são as suas vantagens?

 

O que é Geração Distribuída?

Geração Distribuída é a geração no local ou próxima ao local de consumo, independente da potência, da tecnologia e da fonte geradora, e inclui: 

  • Co-geração
  • Gerador que utiliza resíduos de processo como combustível
  • Gerador para uso em horário de ponta
  • Gerador de emergência
  • Painéis foto-voltáicos
  • Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH’s

Geração Distribuída mundodaenergia

Histórico

A geração próxima ao ponto de consumo chegou a ser a regra no início do século passado, porém, por volta da década de 40 a geração em grandes centrais ficou mais barata e isso fez com que o interesse da geração local fosse reduzido.

A partir da década de 90, a reforma do setor elétrico brasileiro permitiu a competição no serviço de energia, criando concorrência e estimulando todos os potenciais.

Atualmente, com o baixo nível de chuvas, a geração distribuída tem sido muito discutida como uma das melhores formas para mitigar possíveis problemas de falta de energia.

 

Vantagens da Geração Distribuída

 

Redução de custo com transporte

Por estar próximo ao consumo, o custo de investimento com o transporte de energia também é reduzido.

 

Diminui as perdas do transporte

Ao longo da transmissão há uma perda de energia pela distância percorrida. Esta perda é minimizada com a geração distribuída, por esta estar mais próxima do local de consumo.

 

Qualidade da energia

Por não utilizar um transporte com longas distâncias, a qualidade torna-se superior em relação à geração convencional, que utiliza o Sistema interligado Nacional (SIN). A geração próxima às cargas torna o sistema mais estável e confiável.

 

Alívio de sobrecargas

A GD é capaz de aliviar a sobrecarga e o congestionamento do sistema de transmissão e de manter a tensão em níveis adequados, especialmente quando posicionada ao longo de redes de grande extensão, proporcionando maior confiabilidade ao sistema ao reduzir o número de quedas de energia e blackouts.

 

Regulamentação

Lei 10.848/04

Trata da comercialização da energia elétrica. A geração distribuída é citada na lei como uma das possíveis fontes de geração de energia.

 

Decreto n. 5.163/04

Regulamenta a comercialização de energia elétrica, o processo de outorga de concessões e de autorizações de geração de energia elétrica.

 

Resolução Normativa ANEEL 482/12

Em Abril de 2012 entrou em vigor a Resolução Normativa da ANEEL 482/12 que permite ao consumidor brasileiro gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica.

 

Potencial

O Brasil possui um alto potencial para a geração distribuída. Muitas casas ainda não possuem painéis solares, muitas fábricas não produzem (parte ou toda) a própria energia. É importante que os incentivos no setor continue, pois só trará benefícios sociais, ambientais e econômicos ao país.

2 comentários em “O que é Geração Distribuída?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *