O que é Eficiência Energética

No mundo da energia é muito comum ouvir o termo “Eficiência Energética”, mas o que isso significa?

 

O que é eficiência?

Primeiro precisamos entender o significado de eficiência. Em termos práticos:

Ser eficiente é fazer o mesmo gastando menos.

eficiencia energetica mundodaenergia

Exemplo 1

Dois carros percorrem 100km. O carro A consome 12 litros de combustível, enquanto que o carro B consome 8 litros do mesmo combustível. Portanto, o carro B é mais eficiente que o carro A em termos de consumo de combustível.

 

Exemplo 2

Duas lâmpadas (uma de LED e uma incandescente) emitem a mesma quantidade de lúmens. A lâmpada incandescente consome 60W, enquanto que a de LED consome 8W. Portanto a lâmpada de LED é mais eficiente que a lâmpada incandescente em termos energia.

 

O que é eficiência energética?

Eficiência energética significa produzir o mesmo resultado consumindo menos energia.

O exemplo 2 é um exemplo de eficiência energética: a mesma produção (quantidade de lúmens) consumindo menos energia elétrica (com a lâmpada de LED).

Eficiência energética não significa deixar de consumir ou reduzir o conforto, significa consumir gastando menos energia. Apagar as luzes é redução de consumo e substituir as lâmpadas por outras que gastam menos energia é eficiência energética.

 

Por que é tão importante?

Investir em um item mais eficiente gera uma economia que dá pra sentir no bolso. Além disso, devido às perdas na geração e na transmissão, economizar no ponto de consumo é mais vantajoso do gerar mais energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *